Para você conhecer as vantagens e desvantagens da dieta detox, confira a lista que preparamos com todas as informações necessárias para entender a sensação do momento.

Como funciona?

A dieta detox promete limpar o organismo, retirando diversas substâncias nocivas à sua saúde, ou seja, o objetivo é recuperar o seu corpo do consumo excessivo de produtos com baixa qualidade nutricional, gordura trans e saturada, frituras, conservantes, além de outros alimentos que fazem parte do nosso consumo diário, mas que prejudicam a nossa saúde.

O menu principal se baseia no consumo de hortaliças, frutas, água e suchás, mistura de sucos e chás. Em geral, existem os mais variados tipos de dietas desintoxicantes, porém a tradicional é sem glúten, sem lactose e sem proteína animal.

Geralmente, a dieta detox varia de 1 a 2 dias, sendo permitido apenas o consumo de líquidos, podendo se estender por 1 semana. Durante os 2 primeiros dias, são priorizados o consumo exclusivo de líquidos, como sucos, sopas e chás, por possuírem efeito diurético e contribuírem para a eliminação de toxinas. A partir do 3º dia, alimentos sólidos, como peixe, frutas, legumes, leite ou iogurte desnatados entram no cardápio.

Conheça as vantagens

Por restringir alguns alimentos como os que têm gordura, açúcar, lactose e glúten, a dieta detox é considerada uma ótima iniciativa para aqueles que buscam por mudanças nos hábitos alimentares.

Possui legumes, frutas e verduras, fontes de vitaminas e minerais em seu cardápio, proporcionando uma quantidade de nutrientes com efeitos antioxidantes e de saciedade. Outro ponto importante é que essas fontes contribuem para uma alimentação mais saudável e equilibrada.

Os principais benefícios relatados por seus seguidores, incluem: auxílio com a perda de peso, sistema imunitário mais forte, mais energia para encarar o dia a dia, melhor aparência da pele, respiração melhor, senso de bem-estar e hábitos mais saudáveis.

prós e contras da dieta detox - Conheça as vantagens

E as desvantagens? Quais são?

A princípio, a redução de calorias diárias pode não ser o bastante para suprir todas as suas necessidades energéticas, ocasionando diversos problemas à saúde. Com isso, sua prática não é sugerida como solução a longo prazo.

Como ocorre a restrição de gorduras durante a dieta detox, a absorção de vitaminas lipossolúveis acaba se tornando comprometida, tendo como consequência a dificuldade na produção dos hormônios e produção dos tecidos.

Muitos praticantes fazem o uso prolongado da dieta, causando diversos danos ao organismo por ter uma densidade calórica muito baixa, como: anemia, desnutrição, perda de massa muscular, tonturas, fraqueza e desmaios.

Embora a maioria dos adeptos encare a dieta detox à risca, aderindo ao cardápio diário e utilizando apenas os ingredientes sugeridos, profissionais e especialistas são unânimes ao ressaltar que o segredo está em equilibrar este tipo de dieta com uma boa alimentação, para garantir ao seu corpo todos os ingredientes necessários para um bom funcionamento.
prós e contras da dieta detox- E as desvantagens

Se você possuir mais dúvidas em relação aos prós e contras da dieta detox, procure aconselhamento de um especialista para auxiliá-lo da melhor forma. Você, com certeza, se sentirá mais seguro ao iniciar a sua dieta! Gostou das nossas informações? Então, deixe o seu comentário!