Diet e Light: entenda a diferença

Você sabe quais são os benefícios de consumir produtos diet e diet? Muita gente se confunde na hora de ir às compras no supermercado e se engana sobre os benefícios de cada um para a sua saúde.

Quem tem alguma restrição alimentar ou quer emagrecer, é bom ficar de olho nas informações no rótulo do produto. Para saber qual atende melhor suas necessidades, explicamos abaixo as principais diferenças de cada um deles.

 

Produto Light

Segundo o Ministério da Saúde, os produtos light (leve, em inglês) são aqueles com teor reduzido de sódio, açúcares, gorduras ou colesterol. Nestes produtos há uma redução de, pelo menos, 25% de algum nutriente, como gordura e açúcar. Por isso, são alimentos com menos calorias.

Produto Diet

Produtos diet (dieta, em inglês) tem em sua composição a ausência total de algum tipo de ingrediente, como açúcar, gordura ou sal. É ideal, por exemplo, para pessoas diabéticas já que não contém açúcar.

Produto Diet emagrece?

As pessoas acham que vão emagrecer com o consumo de produtos diet, mas não é bem assim. Quando há redução ou ausência de algum ingrediente, outros elementos são utilizados para reposição. Isso faz com que o produto não seja necessariamente, menos calórico.

Exemplo

 

 

Um exemplo é o chocolate diet. Para manter as características dele, o açúcar é retirado, mas o produto leva edulcorante e gordura para manter o sabor agradável. Com isso, o produto pode ser mais calórico que um chocolate convencional.

Qual alimento é ideal para a sua alimentação? 

  • Crie o hábito de comparar as versões diet e ligth.
  • Produtos diet são indicados para pessoas que precisam restringir algum nutriente, devido a problemas de saúde.
  • Produtos ligth são os mais indicados para dietas com restrição calórica.
  • Produtos zero são aqueles isentos de algum tipo de nutriente, porém costuma apresentar maior quantidade de aditivos.

Quem deve consumir estes produtos?

Os produtos diet ou light são ideais para atender as pessoas que realmente têm alguma restrição alimentar. As pessoas que buscam ter um corpo saudável, o ideal é ter à mesa a presença de produtos in natura e evitar os alimentos processados.

Orientação de um profissional

A adoção de qualquer tipo de dieta deve ter a orientação de um especialista, nutricionista e/ou nutrólogo. Ligue para o telefone (31) 3360-9044 e agende com a Vizar

Precisa marcar uma consulta ou exame? Faça o seu cadastro no Vizar Beta e agende o seu atendimento: clique aqui!