Você sabia que as doenças cardíacas são as que mais matam em todo o mundo? Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), 7,4 milhões de pessoas morrem todo o ano por conta das doenças do coração.

É chocante essa informação, não é? Aposto que agora você está se perguntando: qual é o momento ideal de ir ao cardiologista? Não se preocupe, é só continuar lendo o artigo que vamos tirar todas as suas dúvidas sobre este assunto.

Quando ir ao cardiologista?

O médico cardiologista é responsável pelo diagnóstico e tratamento de doenças relacionadas ao sistema cardiovascular, ou seja, que tenha relação ao coração e a circulação sanguínea.

Se você tem sobrepeso, é fumante, sedentário, tem colesterol elevado, diabetes, hipertensão, você precisa cuidar melhor da sua saúde porque esses indícios fazem com que você faça parte do grupo de pessoas com fatores de risco de ter uma doença cardíaca. Portanto é indicado que mulheres a partir de 40 anos e homens a partir de 30 anos procurem um cardiologista de forma preventiva.

Já se você faz parte do grupo sem fatores de risco e não possui nenhuma doença já diagnosticada relacionada ao coração, você deve ir ao cardiologista aos 50 anos se for mulher e 45 anos se for homem.

Fique de olho na sua saúde e precisando de um cardiologista você já sabe, é só se cadastrar no Vizar Beta para ter acesso a médicos e exames de qualidade com preços acessíveis =)

Quando ir ao cardiologista - principais problemas do coração

Principais sintomas de problemas coração

Independente da idade e se você faz parte ou não do grupo de risco, quando o corpo dá sinais de que algo está errado com o coração, você precisa ficar atento aos seguintes sinais:

  • Falta de ar ao realizar pequenos esforços ou em repouso;
  • Batimentos do coração muito rápidos ou mais lentos do que o habitual;
  • Dores no peito durante atividades físicas ou em momentos de tensão;
  • Desmaios frequentes;
  • Inchaço nas pernas, tornozelos e pés ao final do dia;
  • Suor frio repentino;

Não espere sentir todos os sintomas acimas para procurar o médico, ok?

Doenças cardiovasculares mais comuns

Conheça as principais doenças cardiovasculares e como elas se manifestam:

  • Angina: trata-se de uma dor forte ou desconforto localizado bem no centro do peito.
  • Arritmia: Pode ser definida como um distúrbio do batimento ou ritmo cardíaco, tendo como sintoma o batimento muito rápido, muito lento ou mesmo irregular.
  • Insuficiência cardíaca: é quando o coração tem dificuldade para bombear o sangue para o resto do corpo;
  • Infarto: também conhecido por ataque cardíaco, é a morte das células de uma parte do coração.

Principais exames para coração

O cardiologista é o médico responsável por solicitar diferentes exames para avaliar a saúde do seu coração. Veja quais são os principais:

  • Ecocardiograma: é como se fosse um ultra-som do coração e serve para avaliar a funcionalidade do coração. Detecta imagens do coração durante a atividade e é capaz de revelar sopros cardíacos, presença de tumores, insuficiência cardíaca e muito mais;
  • Eletrocardiograma: é um exame inicial para avaliar o funcionamento do coração e serve para avaliar o ritmo cardíaco;
  • Teste ergométrico: é um teste de esforço usado para observar alterações da pressão arterial ou ritmo cardíaco durante a realização de algum esforço. Normalmente é feito em esteiras ou bicicletas.
  • Ressonância magnética: é uma técnica que é utilizada para obter imagens do coração e do tórax.

E aí, agora você já sabe quando ir ao cardiologista?

Saiba que o Vizar Beta além de oferecer descontos em consultas médicas, oferece descontos em exames médicos também. Então precisando é só se cadastrar gratuitamente em nosso plataforma e começar a cuidar da sua saúde da maneira que você merece.

Assine nossa newsletter e receba sempre conteúdos relacionados a saúde, qualidade de vida e bem-estar.