Postura correta, corpo saudável

Você sabia que 80% das pessoas vão sofrer de dor na coluna alguma vez na vida? É o que dizem os especialistas… Por isso, a prevenção para evitar desconfortos e dores no corpo é essencial para viver bem.

 

Quando ir ao ortopedista?

Segundo o Ministério da Saúde, a ortopedia é a especialidade médica que cuida das doenças e deformidades relacionadas aos elementos do aparelho locomotor. O especialista também lida com traumas do aparelho músculo-esquelético, a traumatologia.

O ortopedia é responsável por tratar dos seguintes órgãos/ossos: coluna, joelho, quadril, ombro e cotovelo, mão, pé e tornozelo.

Cuidados com o autodiagnóstico

O autodiagnóstico e a decisão pessoal de optar por tratamentos fisioterápicos, fitoterápicos, massagens, medicamentos sem orientação correta de um médico ortopedista pode agravar muito situações iniciais que seriam facilmente tratadas.

Pilates

Entre as atividades recomendadas pelo ortopedista para corrigir a postura e fortalecer a musculatura está o pilates. O método analisa os sinais do corpo de cada um, e propicia a integração de mente, corpo e espírito.

 

 

Cuidados essenciais com a sua postura 

Abaixo, você pode conferir imagens de posturas inadequadas que exercemos no dia-a-dia.

1. Local adequado para utilizar o computador

O ideal é usar o computador na altura dos olhos, com postura ereta.  Os braços devem estar dobrados em 90 graus.

2. Cuidado ao pegar objetos pesados 

Para pegar objetos pesados no chão, a dica é flexionar os joelhos para não sobrecarregar a coluna.

3. Atenção com a posição do banco ao dirigir 

O condutor precisa ajustar o encosto de cabeça para evitar o efeito chicote (vai-e-volta para frente e para trás). Além disso permite uma reação mais rápida diante qualquer imprevisto.

4. Moderação com o uso de smartphone 

A inclinação excessiva do pescoço para mexer no celular provocar dores na região cervical e de cabeça – Síndrome Teck Neck.

5. Evite bolsa pesada nas costas 

 

Mochila pesada pode causar problema na coluna das crianças, o ideal é os pequenos levem no máximo 10% de seu peso.

Marque a sua consulta com a Vizar

Ligue para o telefone (31) 3360-9044 e agende seu pediatra com a Vizar! Oferecemos acesso à saúde, com descontos em consultas e exames em clínicas parceiras.

Não possui o cartão Vizar Beta ainda? Não perca tempo e garanta o seu cadastro: clique aqui!