Para que o momento da refeição seja prazeroso, existem algumas orientações importantes que devemos seguir à risca. Confira as nossas dicas e mantenha o seu cãozinho forte e saudável!

Estabeleça o horário para alimentá-lo

A dica é criar uma rotina de alimentação para o seu cão, mantendo um horário fixo todos os dias para que ele se torne menos agitado e ansioso. Outro ponto positivo desta prática é que cães lidam bem com horários preestabelecidos.

Fique atento à quantidade

Confira na embalagem da ração qual é a quantidade ideal para o seu cão. Um dos maiores erros que as pessoas mais cometem é colocar mais e mais comida, assim que o seu cachorro termina a refeição.

Evite dar sua própria comida ao cachorro

Os nutrientes que os cachorros precisam são diferentes dos nutrientes dos seres humanos. Se a necessidade do seu cão for uma dieta caseira, o correto é que a comida seja especialmente preparada com sugestões oferecidas por um veterinário.

saiba tudo sobre a alimentação do seu cão- evite dar sua própria comida ao cachorro

Nada de exercícios após as refeições

Assim como os seres humanos, os cães também precisam de tempo para digerir a comida. Espere pelo ao menos 30 minutos para brincar ou passear com ele, assim você previne alguns problemas de indigestão, como vômitos, por exemplo.

Escolha a tigela adequada

O potinho deve atender ao tipo físico do seu cão. Cachorros de focinho curto, por exemplo, devem beber e comer em recipientes mais rasos. Se o focinho for comprido, potes estreitos e fundos são mais indicados.

Em relação à qualidade do material, o mais indicado é que o pote seja de cerâmica ou inox, por não acumularem bactérias como os potes de plástico.

Dê comida de 2 a 3 vezes ao dia

Se você alimentar o seu cão apenas uma vez ao dia, problemas, como vômitos e congestão poderão ocorrer, já que ele provavelmente irá comer rápido demais por ter ficado 24 horas sem se alimentar.

O correto é alimentar de 2 a 3 vezes ao dia, variando a quantidade conforme a idade do cão. Filhotes devem ser alimentados no mínimo 3 vezes ao dia, enquanto os adultos devem comer no mínimo 2 vezes ao dia.

saiba tudo sobre a alimentação do seu cão- dê comida de 2 a 3 vezes ao dia

Alimente os cães separadamente

Se você possuir mais de um cachorro, o certo é alimentá-los separadamente, em recipientes diferentes. Essa técnica funciona para evitar distrações, brigas ou problemas, como se alimentar rápido demais, por receio de que outro cão pegue sua comida.

Possessividade? Nem pensar

Cães que rosnam quando alguém se aproxima do seu brinquedo ou da sua comida possuem traços de possessividade. Por essa razão, evite mexer nele ou na ração durante as refeições para que ele se sinta mais tranquilo.

Profissionais recomendam que os cães devem ser acostumados, desde filhotes, a terem a comida e brinquedos manuseados pelos membros da família para evitar a possessividade.

A dica é seguir todas essas recomendações para que o seu cãozinho se torne mais saudável, equilibrado e feliz. Se tiver mais dúvidas, consulte um veterinário para garantir a saúde perfeita do seu melhor amigo.

O que achou das nossas dicas? Gostou? Comenta abaixo!