Você sabe o que é HPV? Conhece os seus sintomas? Confira o nosso artigo para saber tudo sobre o HPV e sua vacinação!

O que é HPV

O Papilomavírus humano, ou HPV, é considerado como a DST (doença sexualmente transmissível) mais comum no mundo. Sua classificação consiste em tipos de baixo e alto risco para câncer, sendo os de baixo risco, o 6 e o 11, conhecidos por causar verrugas na área genital.

Já os tipos de HPV de alto risco podem causar câncer no colo do útero e são chamados de oncogênicos, principalmente o HPV-16 e HPV-18, que se encontram presentes em 70% dos cânceres cervicais. Atualmente são mais de 200 tipos diferentes de HPV!

Como ocorre a transmissão do HPV?

A forma de transmissão mais frequente ocorre por meio de relações sexuais, quando não existe a proteção durante o contato íntimo. Outra forma de transmissão é por parto normal e, embora menos comum, através também das mãos contaminadas por objetos, toalhas e roupas, quando há a secreção com vírus em contato com pele ou mucosa.

De acordo com pesquisas, o tempo médio de incubação do vírus é de 1 mês a 2 anos. Mesmo que os sintomas não estejam visíveis, a possibilidade de contaminação para outra pessoa já existe.

Conheça os sintomas do HPV

Normalmente o HPV genital não apresenta sintomas, exceto quando é do tipo que causa verrugas genitais. Sendo assim, por não apresentar sintomas, a maioria das pessoas não descobre que possui HPV.

Nos tipos que causam verrugas, o aspecto pode ser como uma pequena ou grande protuberância, proeminentes ou planas. Mesmo quando as verrugas não são tratadas, elas podem desaparecer, mudar, aumentar em tamanho e número, ou permanecer.

E como é o tratamento?

Não existe nenhum tratamento que possa erradicar o HPV. A dica é adotar medidas gerais, como manter boa higiene local, eliminar o fumo e também tratar infecções associadas, uma vez que o objetivo do tratamento do HPV é remover a lesão, a melhora clínica e evitar a transmissão do vírus.

Cada caso exige uma avaliação clínica individual, de acordo com as características e exigências do caso em questão.

Como funciona a vacina do HPV?

Sim, e a vacina é indicada tanto para homens quanto para mulheres, entre 9 e 26 anos, e também serve para reduzir o risco de câncer do colo do útero, de pênis e ânus. Para as meninas com idade entre 9 e 13 anos a vacina é gratuita, já que possui eficácia de 100% quando é administrada antes do primeiro contato íntimo. Em 2017, os meninos de 12 a 13 anos também passaram a ser incluídos na vacinação contra o HPV.

A vacina também pode ser tomada por quem já teve contato íntimo ou já possui HPV para evitar a contaminação de outros tipos de HPV. Vale ressaltar que mesmo com a vacina em dia, o uso do preservativo é indicado durante as relações sexuais. Percebeu que alguns cuidados básicos são o bastante para se prevenir do HPV? Aproveita o nosso espaço para deixar a sua opinião!