Os antigos prédios públicos da Praça da Liberdade se tornaram espaços fascinantes e interativos, criados para levar mais cultura, lazer e conhecimento ao público da capital mineira. Saiba tudo sobre o Circuito Cultural Praça da Liberdade e comece a se programar para visitar e aprender muito sobre a nossa história!

Arquivo Público Mineiro

Com uma biblioteca com aproximadamente 10.500 títulos – muitos deles referentes à história de Minas Gerais e arquivologia -, o Arquivo Público Mineiro contém inúmeras obras raras e preciosas.

Você irá encontrar documentos sobre a Inconfidência Mineira, escravidão, mapas produzidos no século XVIII e XIX, além de diversos filmes, que reúnem curtas e documentários sobre a história de Minas Gerais.

Consulta aos documentos: segunda a sexta-feira.

Horário: de 9h as 17h.
Mais informações: (31) 3269-1167
Entrada gratuita

Centro de Arte Popular – CEMIG

Em um edifício da década de 20, o Centro de Arte Popular – CEMIG abriga um acervo que, através de obras de arte, narram a história de Minas Gerais para seus visitantes.

As origens, histórias e crenças do povo mineiro são contadas por meio de esculturas em madeira e cerâmica, entre outros materiais produzidos por grandes artistas mineiros, como: GTO, Zefa, Artur Pereira, Placedina, Ulisses Pereira, Zezinha, Isabel Mendes, entre outros.

Horários de Funcionamento:
Terças, quartas e sextas-feiras, de 10h as 19h.
Quintas-feiras, de 12h as 21h.
Sábados e domingos, de 12h as 19h.
Mais informações: (31) 3222-3231
Entrada gratuita

 

Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa

Com cerca de 260 mil títulos disponíveis em seu acervo – muitos deles obras raras de escritores brasileiros e estrangeiros -, a Biblioteca Pública Estadual Luiz de Bessa é um espaço para a imersão do conhecimento.

Revistas e jornais históricos, livros de literatura, audiolivros e um amplo acervo digitalizado estão disponíveis para consulta pública no maior patrimônio bibliotecário de Minas Gerais. O local também comporta um teatro com capacidade para 220 pessoas, galerias de arte e sala de cursos.

Horário de Funcionamento:
Coleções Especiais e Hemeroteca Histórica: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h.
Braille, Periódicos e Infantojuvenil: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Aos sábados, das 8h às 12h.
Empréstimo, Passarela Cultural, Referência e Estudos, e Sala de Estudos: de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h. Quinta-feira: horário estendido até as 20h. Aos sábados, das 8h às 12h.

Galeria de Arte Paulo Campos Guimarães: de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h. Aos sábados, das 8h às 12h.
Teatro José Aparecido de Oliveira: de acordo com programação.
Mais informações: (31) 3269-1166
Entrada gratuita

Espaço do Conhecimento UFMG

O Espaço do Conhecimento UFMG busca estimular o conhecimento acerca da ciência e do cotidiano de seus visitantes a partir de diversas atrações, como o Terraço Astronômico e o Planetário, locais que possibilitam aprender sobre técnicas de observação do céu com a orientação de especialistas em astronomia.

Exposições temáticas, oficinas, cursos e debates também fazem parte da diversificada programação do Espaço do Conhecimento.

Horário de Funcionamento:
Ambientes expositivos: de terça-feira a domingo, de 10h as 17h.
Quintas-feiras, de 10h as 21h.
Entrada gratuita
Sessões do Planetário:
De terça a domingo: 13h, 14h*, 15h* e 16h.
Quintas-feiras: 13h, 14h, 15h, 16h, 18h, 19h, 20h.
Mais informações: (31) 3409-8350
*As sessões de 14h e 15h, de terça a sexta-feira, são reservadas aos grupos agendados.

 

Museu das Minas e do Metal

As 18 salas do museu abrigam, de forma interativa e criativa, o universo dos minerais, dos metais e de seus componentes.

Os visitantes têm a oportunidade de conhecer a importância, diversidade, características e processos produtivos da mineração e metalurgia, e também de aprender sobre a riqueza do solo de Minas Gerais.

Funcionamento:
Terça a domingo, de 12h as 18h. Às quintas, de 12h as 22h.
Entrada gratuita
Visitas de grupos agendados acontecem de terça a sexta, a partir de 8h, e aos sábados, em horário especial.
Outras informações: (31) 3516-7200

Memorial Minas Gerais Vale

Conhecido também como Museu de Experiência, o Memorial Minas Vale conta a história das tradições mineiras do século XVIII ao século XXI.

Os 31 espaços de exposição e convivência comportam a identidade mineira a partir de obras de artistas de Minas Gerais. Destaque para a sala “História de Belo Horizonte”, que narra as lendas urbanas e a construção da capital mineira.

Horário de Funcionamento:
Terças, quartas, sextas-feiras e aos sábados: de 10h as 17h30, com permanência até as 18h.
Às quintas-feiras: de 10h as 21h30, com permanência até as 22h.
Aos domingos: de 10h as 15h30, com permanência até as 16h.
Mais informações: (31) 3343-7317
Entrada gratuita

 

Museu Mineiro

O rico acervo do Museu Mineiro está repleto de achados arqueológicos, pinturas históricas, conjunto de moedas e armas, equipamentos litúrgicos e imagens sacras, dos séculos XVIII e XIX.

O objetivo do museu é oferecer ao público importantes registros da cultura mineira, tornando-se referência para outras instituições museológicas de Minas Gerais. O museu também promove diversos eventos artísticos.

Horário de Funcionamento:
Terças, quartas e sextas-feiras, de 10h as 19h.
Quintas-feiras, de 12h as 21h.
Sábados e domingos, de 12h as 19h.
Mais informações: (31) 3269-1109
Entrada gratuita

Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB

O prédio de seis andares abriga 1.200 m² de área para exposição; salas com exposições permanentes; teatro; sala multiuso para diversas atividades, como debates, conferências, oficinas e palestras; além de ambientes de lazer, alimentação e convivências.

No CCBB, a população mineira encontra uma programação de qualidade, com eventos nas áreas de exposições, ideias, música, artes cênicas e cinema.
Horário de Funcionamento:

Quarta a segunda, das 9h às 21h (fechado às terças-feiras)
Mais informações: (31) 3431-9400
Entrada gratuita

Casa Fiat de Cultura

Considerada um dos mais importantes espaços para exposição de artes no Brasil, a Casa Fiat de Cultura oferece mostras inéditas dos museus mais importantes do Brasil e do mundo.

Além das exposições, a casa oferece palestras, sessões de cinema e diversas atividades educativas, sempre com uma programação gratuita e de qualidade.

Horário de Funcionamento:
Terça a sexta, das 10h às 21h
Sábados, domingos e feriados, das 10h às 18h.
Entrada gratuita

 

Cefart Liberdade

Extensão do Centro de Formação Artística e Técnica da Fundação Clóvis Salgado – Cefart, o Cefart Liberdade destina-se à capacitação e qualificação de estudantes nas áreas de Dança, Teatro e Música.

O público tem acesso a ensaios abertos dos grupos em processo de formação ou dos grupos profissionalizantes, e também a diversas pequenas apresentações que acontecem no espaço.

Casa da Economia Criativa

A Casa da Economia Criativa foi constituída para se tornar um excelente local de capacitação das atividades que possuem a criatividade como fator principal de seus negócios.

Idealizada pelo Sebrae em parceria com o Governo de Minas Gerais, o espaço também foi concebido para estimular a inovação e gerar novas oportunidades de negócios, relacionando criatividade, cultura, mercado e tecnologia.

Horário de funcionamento:
Segunda a sexta-feira, das 9h às 18h.
Mais informações: (31) 3285-2622
Entrada gratuita

Praça da Liberdade

Considerada um dos pontos turísticos mais importantes da capital mineira, a Praça da Liberdade é o palco perfeito para quem deseja aproveitar momentos de lazer e descontração acompanhados por uma considerável diversidade de flores e árvores em seus jardins.

A Praça também abriga diversas celebrações e atividades culturais que fazem parte do Circuito Cultural Praça da Liberdade.

Agora que você está informado sobre as inúmeras atividades culturais do Circuito Cultural Praça da Liberdade, convide a família e os amigos e aproveite! Gostou da nossa matéria? Deixe o seu comentário abaixo!