Viver bem e com saúde é um direito de todos

“Saúde para todas e todos. Em todos os lugares”! Este é o tema escolhido pela Organização Mundial de Saúde este ano em celebração ao Dia Mundial da Saúde, no dia 7 de Abril.

A intenção é conscientizar sobre a importância de garantir a qualidade de vida e acesso universal aos serviços de saúde.

 

Acesso à saúde sem barreiras geográficas

O tema “Saúde para todos” busca alertar sobre a importância de se garantir acesso aos serviços básicos de saúde, sem discriminação e barreiras geográficas.

Isso envolve uma gama de serviços de saúde, os quais envolvem: promoção da saúde e bem estar, prevenção e tratamento de doenças, cuidados paliativos, entre outros.

Segundo a ONU, ao menos metade da população mundial ainda não tem acesso aos serviços básicos de saúde.  E é um direito de todos os cidadãos ter garantida a sua segurança e tranquilidade, independente de onde residem.

O que é ter saúde para você?

Saúde não significa apenas não estar doente. De acordo com o conceito definido pela OMS a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.

Refletindo sobre este conceito, que tal buscar uma motivação para você cuidar melhor do seu bem estar? Trouxemos dicas simples e práticas feitas sob medida para você mudar o seu estilo de vida e se tornar mais saudável.

 

Confira abaixo 13 dicas que separamos para você!

  1. Cuide da sua mente, ela é essencial para manter o seu equilíbrio.
  2. Respire e inspire com calma, controle sua ansiedade.
  3. Cuide da sua alimentação e do seu corpo, você precisa dele para qualquer atividade da sua vida.
  4. Faça pequenas pausas para recarregar as energias, isso ajuda a diminuir o estresse.
  5. Evite comparações com outras pessoas, nem sempre o jardim do vizinho é mais verde.
  6. Durma bem para recarregar as energias.
  7. Movimente seu corpo, exercite-se sempre.
  8. Reclame menos e agradeça mais.
  9. Hidrate-se, beba mais água.
  10. Cuide da sua vida social, veja mais seus amigos e sua família.
  11. Pare de se sabotar, evite dietas da moda.
  12. Não se sobrecarregue com tarefas, respeite os seu limites.
  13. Procure auxílio profissional.

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