O sedentarismo é definido como a diminuição ou a falta da atividade física, até mesmo à ausência de qualquer outra atividade que faça parte do cotidiano do indivíduo. Para você entender de uma vez por todas os riscos do sedentarismo e também como sair dele, veja agora o nosso artigo!

Consequências do sedentarismo

O corpo foi feito para se manter constantemente em movimento. Quando você deixa de praticar atividades físicas, alguns problemas, como a flexibilidade articular, o comprometimento funcional de diversos órgãos e a atrofia das fibras musculares, podem se tornar comuns.

Além disso, doenças, como hipertensão arterial, obesidade, diabetes e o aumento do colesterol podem surgir com a vida sedentária. Mas os problemas vão além das questões físicas.

De acordo com pesquisas, a ausência de exercícios físicos também provoca problemas psicológicos bastante graves, como frustrações, ansiedade e infelicidade.

Quais são os primeiros passos para sair do sedentarismo?

Por mais que a frase seja clichê, diversas pessoas começam a praticar exercícios físicos sem antes realizar uma avaliação médica. Somente por meio de uma avaliação profissional é possível entender os limites do seu corpo para começar as atividades de forma segura e com os melhores resultados.

Seu corpo precisa se habituar aos exercícios

Após ficar tanto tempo parado, mesmo que você tenha sido atleta no passado, o corpo precisa se acostumar à nova rotina de exercícios. A adaptação do corpo acontece de forma lenta e gradual, por isso é bastante importante manter o foco e a paciência até conquistar o condicionamento físico ideal.

Então, lembre-se de uma dica importante: o condicionamento físico não aparece da noite para o dia!

sedentarismo: entenda de uma vez por todas seus riscos - seu corpo precisa se habituar aos exercicios

A dica é começar por atividades de baixo impacto

Muitas vezes criamos expectativas para ter resultados de forma rápida. Assim, diversas pessoas começam a praticar atividades físicas de alta intensidade acreditando que o seu objetivo será alcançado mais rápido dessa forma. Com isso, começam a aparecer inúmeras lesões nos músculos e articulações.

Entenda que ficar muito tempo sem praticar atividades físicas e logo partir para treinos intensos aumenta muito o risco de contusões. Comece devagar, escolhendo atividades mais tranquilas para readaptar o seu corpo gradativamente.

Escolha uma atividade que te dá prazer

Não adianta nada começar uma atividade física se você não sente prazer durante os treinos, principalmente porque a motivação é um fator crucial para manter a disciplina e evitar o abandono das atividades.

Se você está em dúvidas e precisa de uma ajuda para escolher o esporte ideal para o seu perfil, confira o nosso post com algumas dicas!

Os benefícios de deixar o sedentarismo

A prática de atividades físicas de forma regular contribui para a saúde de diversas formas, como:

• Diminui o risco de desenvolver diabetes;
• Ajuda a diminuir a pressão sanguínea em pessoas que já possuem pressão alta;
• Ajuda a controlar o peso corporal;
• Promove o bem-estar mental;
• Ajuda a manter músculos, ossos e articulações saudáveis;
• Reduz o risco de doença cardiovascular.

sedentarismo: entenda de uma vez por todas seus riscos- os beneficios de deixar o sedentarismo

Como deu para perceber, não tem segredo para quem deseja abandonar o sedentarismo e levar uma vida mais leve e saudável. Basta ter muita disciplina e força de vontade!

E não se esqueça de manter uma alimentação equilibrada e saudável para contribuir ainda mais para a sua saúde. Gostou do nosso artigo? Deixe o seu comentário abaixo!