Cultive uma gravidez tranquila

A maternidade é uma fase especial na vida das mulheres e requer cuidados especiais  para garantir uma gestação tranquila e segura. É também um período de transformações e mistura de emoções na vida das mamães com a chegada do bebê.

 

 

Infelizmente, nem todas as mulheres têm acesso a um acompanhamento médico adequado. A mortalidade materna no país ainda é alta e traz uma reflexão sobre as desigualdades sociais e  valorização da mulher na sociedade.

Saúde das mulheres na gravidez

Para garantir mais informação e acesso à saúde, o Ministério da Saúde instituiu a Semana de Mobilização Nacional pela Saúde das Mulheres. O tema deste ano é a redução da mortalidade materna, um importante indicador de saúde da população feminina.

Mais de 92% das mortes poderiam ser evitadas com um acompanhamento médico adequado e humanizada para as mamães. Entre os desafios da saúde pública está a conscientização sobre os cuidados básicos e acessibilidade aos serviços de saúde.

Principais causas da mortalidade

A morte materna é qualquer morte que ocorre durante a gestação, parto ou até 42 dias após o parto. As principais causas são:

  • Hipertensão arterial específica da gravidez (20%)
  • Hemorragias (12%)
  • Infecção puerperal (7%)

Pré-natal é essencial para uma gestação tranquila

A assistência pré natal com um obstetra é  o primeiro passo para garantir o bem estar físico e emocional ao longo da gestação. É importante que as mulheres procurem por um obstetra e sejam transparentes sobre o seu estado de saúde e expectativas em relação ao parto.

Gestação

Durante a gravidez é importante que as mulheres estejam atentas aos seguintes sinais:

  • Dor de cabeça ou dor na nuca
  • Visão turva
  • Sangramento pela vagina
  • Febre
  • Inchaço nas pernas ou braços
  • Corrimento vaginal com odor desagradável
  • Ardor ao urinar

Em caso de algum destes sintomas, é necessário buscar com rapidez por atendimento médico.  

Pós parto

Quase metade das mulheres não volta ao médico obstetra após o parto. E o acompanhamento da saúde da mamãe é fundamental para evitar complicações como anemia, infecção urinária, pressão alta, alteração na tireoide e trombose.

Acesso à saúde e assistência de um obstetra

Para garantir a saúde da mamãe e do bebê é essencial o acompanhamento de um obstetra.  Ligue para o telefone (31) 3360-9044 e agende agora a sua consulta com a Vizar! Oferecemos acesso à saúde de qualidade com o menor custo.

Não possui o cartão Vizar Beta ainda? Não perca tempo e garanta o seu cadastro: clique aqui!