A medicina alternativa, muito popular em povos milenares — como os asiáticos —, afirma que existem alimentos altamente benéficos. Por isso, se queremos ser mais saudáveis, devemos ingerir alimentos de qualidade e não pensar duas vezes em escolher sucos naturais ao invés de outras bebidas. Mas, será que existem sucos que curam mesmo?

A seguir, apresentaremos algumas informações para esclarecer dúvidas e te ajudar a fazer sucos deliciosos com frutas e verduras. Então, aproveite!

A medicina alternativa

Antes da ciência se popularizar e desenvolver a medicina moderna, a saúde das pessoas era garantida através do conhecimento da medicina popular. Muitos medicamentos comercializados nas farmácias foram criados a partir de substâncias e compostos presentes em ervas medicinais e em frutas. A Revista Superinteressante já publicou que, nos primórdios da civilização egípcia, as folhas e pedaços da casca do salgueiro eram utilizados no alívio de dores. O princípio ativo desta receita da medicina alternativa — a salicina — foi estudado por Felix Hoffman, um farmacêutico da Bayer que desenvolveu a fórmula da aspirina.

O conhecimento da medicina popular é, de fato, muito rico. Em muitas situações, o que a medicina moderna fez foi aperfeiçoar essa sabedoria popular. E isso possibilitou a produção de medicamentos em larga escala, além de tornar o uso destas substâncias mais seguro. Portanto, alimentos e plantas medicinais possuem compostos químicos que podem sim curar enfermidades ou ajudar na manutenção da saúde do corpo humano.

Os sucos que curam

Como vimos, as plantas e frutas são ricas substâncias e compostos — como as vitaminas e minerais — que potencializam o sistema imunológico humano. Por isso, existem diversos sucos que podemos consumir com o intuito de regular o nosso organismo e curar enfermidades. Confira algumas combinações ótimas para a saúde:

Abacaxi com cenoura

Se você anda exausto, talvez valha a pena experimentar essa mistura. O abacaxi facilita a digestão de proteínas e melhora o trato intestinal. Já a cenoura é excelente para manter a sensação de saciedade sem a ingestão de muitas calorias.

Banana com soja

Lidar com os efeitos da tensão pré-menstrual no mundo moderno é mais um desafio de centenas de mulheres. Normalmente, elas apelam para medicamentos que aliviam as cólicas e o inchaço, além dos que regulam o humor. A opção mais saudável, neste caso, é bater banana com água de coco e leite de soja. A ingestão do suco promete combater os sintomas da TPM de forma natural.

Laranja com alface e mel

Esta combinação é a promessa ideal para combater a insônia e a depressão. Isso porque a alface tem substâncias cujas propriedades são calmantes. Já a combinação da laranja e do mel atua no sistema nervoso, estimulando a produção do hormônio do prazer e bem-estar, a seratonina.

Maçã com limão e acerola

Se você costuma ficar facilmente gripado, faça sucos com maçã, limão e acerola. A maçã tem efeito relaxante e ajuda a tranquilizar. Um dos benefícios extraordinários do limão — assim como da acerola, que pode ser substituída pelo camu-camu — é ser rico em vitamina C, uma das principais substâncias responsáveis pela imunidade do nosso corpo.

Mix de frutas vermelhas

As frutas com casca vermelha são ricas em substâncias que eliminam o excesso de toxinas que prejudicam o funcionamento do organismo. O suco destas frutas é ótimo para melhorar a circulação. Além disso, estas substâncias têm ação anti-inflamatória e agem diretamente sobre dores, como a enxaqueca e a artrite.

Como você pode ver, as propriedades dos alimentos vão além das propagadas pelas dietas detox. As frutas, legumes e verduras têm substâncias que podem curar. Você já deve ter lido sobre os benefícios incríveis do gengibre. No entanto, é preciso lembrar que os medicamentos industrializados têm seus efeitos potencializados e mais adequados às peculiaridades de nossos diferentes organismos. Então, procure sempre orientação de diversos profissionais antes de optar apenas pelos sucos que curam.

E não deixe de curtir nossa página no Facebook e nos seguir no Instagram para ficar por dentro de outras dicas como esta.