Cuide bem da sua saúde
O seu cartão de vacina e de sua família está em dia? É bom ficar de olho hein! O país está em sinal de alerta por conta do surto de sarampo e poliomielite que há muito tempo só apareciam como casos isolados.
Para se prevenir, fique de olho nas campanhas de vacinação. É importante que todos se conscientizem sobre os riscos de se contrair as doenças e melhores formas de contaminação.
Sarampo
Segundo o Ministério da Saúde a vacinação contra o sarampo em todo país está abaixo do esperado e alguns estados já tem surto da doença, que estava erradicada no Brasil. Há casos confirmados em Roraima, Amazonas, São Paulo, Rio Grande do Sul e Rondônia.
Para se proteger da doença as pessoas devem tomar a Tríplice Viral. A vacina está disponível nos postos de saúde e previne contra o sarampo, caxumba e rubéola.
Poliomielite
A poliomielite ou “paralisia infantil” é uma doença infecto-contagiosa caracterizada por um quadro de paralisia flácida. A transmissão pode ocorrer por contato direto com a pessoa contaminada, objetos, alimentos e água contaminada, gotículas de secreção, entre outros.
A Vacina Oral Poliomielite deve ser aplicada aos quatro meses de idade e aos seis meses. O reforço é necessário quando a criança atinge um ano e três meses de vida.
Importância da vacina
Um dos fatores que contribuem para a disseminação é a falta de saneamento, condições precárias de moradia e higiene pessoal. O Brasil estava livre da poliomielite desde 1990, entretanto de um tempo pra cá as pessoas deixaram de se preocupar com a vacina.
O Ministério da Saúde ainda reforça que todos os pais e responsáveis têm a obrigação de atualizar as cadernetas de seus filhos. As vacinas oferecidas pelo SUS ficam disponíveis durante todo o ano, exceto a da gripe com campanhas específicas no inverno.