Terapia: cuide da sua saúde mental

O início de ano é um período repleto de expectativas e planejamento para o futuro não é mesmo? Todos nós estamos ansiosos para realizar nossas metas e na expectativa para que 2019 seja maravilhoso.

E para que tudo fique bem e saia como o planejado, é importante que a gente cuide bem da nossa saúde mental. É isso mesmo! O equilíbrio emocional é fundamental pra gente viver bem, manter relacionamentos saudáveis e ter dias menos estressantes. Concorda?

Pois é… neste mês de janeiro acontece a maior campanha do mundo em prol da saúde mental, conhecido como Janeiro Branco! Um ótimo período para você refletir sobre a sua vida e para ver ela vida sob novas perspectivas.

Por que todo mundo deve fazer terapia?

Nossos amigos podem dar bons conselhos, mas muitas vezes não são suficientes ou exatamente o que precisamos. A melhor pessoa para ajudar é o especialista – psicólogo ou psiquiatra, capaz de avaliar as suas angústias, anseios e que ajuda, principalmente, a conhecer melhor sobre você mesmo.

“Frequentemente as pessoas dizem que ainda não encontraram a si mesmas. Mas o si mesmo não é algo que se encontra, e sim algo que se constrói”.  Thomas Szasz

A terapia se transformou, para muitas pessoas, em um espaço de autoconhecimento, crescimento e evolução. Não se trata de receber conselhos de alguém que não conhece você, mas de aprender a enxergar seus problemas a partir de uma nova perspectiva. Você pode se surpreender, acredite!

 

Conheça 5 motivos para fazer terapia 

1. Proporciona novas perspectivas de viver a vida

Um dos motivos para você fazer terapia é que ela te ajuda a controlar suas angústias e ansiedade, com base na raiz dos problemas. O que é fundamental para te ajudar a lidar com as situações de um jeito diferente, assim como entender o motivo pelo qual acontecem.

2. Contribui para você sair da sua zona de conforto

A terapia também pode te ajudar a explorar zonas desconhecidas e lidar com a incerteza de uma forma mais tranquila. Realizar novas atividades podem proporcionar uma oportunidade de conhecer pessoas novas  e ter experiências gratificantes.

3. Ajuda a enxergar os seus problemas de uma forma mais ampla

Muitas vezes estamos imersos em nossos problemas e não conseguimos encontrar uma solução. Nessas horas, a terapia te ajuda a ampliar seu leque de alternativas e entender melhor o seu comportamento em situações difíceis.

4. Proporciona o autoconhecimento

Conhecer nós mesmos completamente é um desafio. Afinal, sempre há partes que podem ser exploradas e entendidas de uma forma melhor. Muitas vezes agimos de forma consciente ou inconsciente diante de coisas que rejeitamos. Então é preciso entender e saber reconciliar com elas.

5. Clareia a mente e ajuda a ver o que é importante na sua vida

Muitas vezes, com a correria da dia a dia, nos esquecemos de valorizar o que realmente é importante na nossa vida. Por exemplo, você pode estar tão dedicado ao trabalho que não dá a devida atenção ao seu relacionamento. Então, a terapia pode te ajudar a encontrar este equilíbrio em suas relações!

E aí, precisa de uma ajudinha?

Se você deseja marcar uma consulta com um especialista, a Vizar tem parceria com excelentes psicólogos! É só dar uma ligadinha pra gente, que agendamos pra você em BH ou região metropolitana:   (31) 3360-9044. 

Não possui o cartão Vizar Beta ainda? Não perca tempo e garanta o seu cadastro: clique aqui!