Entenda a doença da cantora Simaria

Tem se falado bastante sobre a tuberculose ganglionar depois que Simaria, da dupla sertaneja com Simone, foi diagnosticada com a doença. A cantora teve que se afastar dos palcos e emagreceu mais de 8kg por conta da enfermidade.

 

 

A doença é um dos tipos mais frequentes de tuberculose fora do pulmão e exige tratamento e cuidados especiais. Diferentemente dos outros tipos de tuberculose, a ganglionar não é transmitida de pessoa para pessoa.

Segundo Simaria, ela já teve a tuberculose comum outras vezes. Mas, a doença reapareceu por conta da rotina pesada de trabalho. Nas últimas apresentações a cantora sentia a língua seca e dificuldades para respirar, até ver que estava na hora de dar uma pausa para cuidar da sua saúde.

O que é a tuberculose ganglionar?

A tuberculose ganglionar é bacteriana e atinge os gânglios linfáticos, também conhecidos como linfonodos. É provocada pelo mesmo bacilo da tuberculose pulmonar – bacilo de kock, porém é menos frequente. 

Causas da doença

A tuberculose ganglionar pode se manifestar por conta da baixa imunidade, provocada por outras doenças, e até mesmo por estresse. Pode ser reativada no organismo, porque a bactéria fica incubada no organismo da pessoa.

 

Tratamento 

Segundo o Ministério da Saúde, a tuberculose tem cura e tratamento. A pessoa diagnosticada com a doença precisa de pelos menos seis meses para se recuperar. O tratamento irregular pode complicar a doença e contribuir para o desenvolvimento de cepas resistentes aos medicamentos.

Prevenção

A principal maneira de prevenir a tuberculose em crianças é com a vacina BCG. Outra forma de prevenir a doença é identificar a “infecção latente de tuberculose”, que acontece quando uma pessoa convive com alguém que tem a doença.

Qual médico devo procurar?

Os especialistas que podem ajudar a diagnosticar a doença são:

Marque agora a sua consulta!

Ligue para o telefone (31) 3360-9044 e agende a sua consulta com a Vizar! Atendemos em Belo Horizonte e região metropolitana.

Não possui o cartão Vizar Beta ainda? Não perca tempo e garanta o seu cadastro gratuito: clique aqui!