Confira o guia que elaboramos para você curtir uma viagem deliciosa ao lado do seu companheiro inseparável!

Recomendações importantes antes da viagem

Antes de viajar, algumas recomendações para garantir a tranquilidade do seu bichinho são indicadas. Se a viagem for de carro ou ônibus, é importante, em cada parada, descer com o seu animal para necessidades fisiológicas e também para esticar as patinhas, se movimentar. Leve também uma mala com acessórios para que o seu bichinho se sinta em casa, com brinquedos e ossinhos, por exemplo.

Outra recomendação dos especialistas é não dar alimentos durante a viagem, já que podem provocar enjôos. O ideal é não dar qualquer alimentação quatro horas antes do percurso e durante a viagem manter a hidratação com um pouco de água.

Se for necessário, você poderá encontrar alguns calmantes naturais no mercado pet shop. Verifique com o veterinário!

Viagens de carro

Para levar o seu melhor amigo com muita segurança e conforto, utilize a caixa de transporte para evitar sustos e distrações por parte do motorista, caso o animal faça algum movimento brusco.

É importante manter a carteira de vacinação antirrábica atualizada e um atestado de saúde do animal, já que esses documentos podem ser solicitados durante alguma fiscalização nas barreiras sanitárias interestaduais.

A caixa de transporte poderá ficar no chão ou até mesmo em cima do banco, mas presa ao cinto de segurança. Mesmo que o Código de Trânsito Brasileiro não exija a utilização de cintos durante o transporte de animais de estimação, é extremamente importante garantir a segurança do seu bichinho durante o trajeto.

vai viajar com seu animal. veja nossas dicas - viajem de carro

Viagens de ônibus

Antes de viajar, busque se informar com a companhia sobre essa possibilidade, já que não são todas as empresas que permitem a prática de transporte de animais.

Também é essencial ter em mãos um atestado de saúde do animal, que deverá ser emitido no máximo 15 dias antes da viagem. Segundo a legislação do Departamento Autônomo de Estradas de

Rodagem (DAER), apenas animais de pequeno porte (cães e gatos de até 8 quilos) podem ser transportados, com exceção de cães-guia.

A viagem também deverá ser feita em uma caixa de transporte, ao lado do dono.

vai viajar com seu animal veja nossas dicas - viagens de onibus

Viagens de avião

As normas da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) exigem a cobrança à parte do transporte do animal – normalmente calculada com base no peso do animal – e a reserva deverá ser feita com antecedência, uma vez que existe um limite máximo de cargas por voo.

Algumas companhias permitem o transporte de animais ao lado do dono, sempre na caixa de transporte, enquanto outras empresas possuem um compartimento de carga próprio para isso.

A Anac também exige a apresentação da carteira de vacinação devidamente atualizada. Se a viagem for internacional, é obrigatória a apresentação do Certificado Zoossanitário Internacional (CZI), obtida através de uma consulta agendada com médico veterinário do Ministério da Agricultura, e o Passaporte para Trânsito de Cães e Gatos.

Pesquise também a recomendação de cada país, já que em alguns locais é necessário o envio de sangue para laboratórios indicados.

Com alguns cuidados e planejamento, é possível levar o seu animal de estimação para você viajar com mais tranquilidade. Gostou das nossas dicas? Conta pra gente nos comentários!