Os dados e estatísticas comprovam a eficiência do cinto de segurança para o motorista e também para os passageiros. Para que você compreenda melhor a importância do cinto de segurança, separamos algumas informações valiosas. Confira abaixo!

Apenas metade dos brasileiros usa cinto de segurança no banco de trás

Segundo pesquisa nacional promovida pelo Ministério da Saúde, apenas 50,2% da população brasileira possui o hábito de usar o cinto de segurança no banco traseiro.

Acidente de trânsito é a principal causa de mortes de jovens no mundo

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a principal causa de mortes entre jovens de 15 a 29 anos está relacionada a acidentes de trânsito.

Reduz o risco de lesões

Em um acidente, a utilização do cinto de segurança reduz o risco de lesões entre 50% e 80%.

você sabe a importância do cinto de segurança? - reduz o risco de lesoes

A probabilidade de sobrevivência é maior

De acordo com as estatísticas, a probabilidade de sobreviver com o cinto, em caso de acidentes, é 5 vezes maior do que sem ele.

Use o cinto sempre, inclusive perto de casa

Mesmo que o trajeto seja de curta distância, use o cinto de segurança. Imprevistos podem acontecer a qualquer momento.

Ajuste corretamente

Regule a altura do dispositivo para que o cinto passe pelo ombro e centro do peito, e nunca pelo pescoço.

Vale também para os passageiros

Não se esqueça de que os passageiros também devem usar o cinto de segurança, pois o seu uso permite com que eles não se choquem com as partes internas dos veículos.

Os passageiros do banco de trás deverão ajustar o cinto para que ele passe pela região da bacia, com o intuito de segurar o corpo no caso de impacto.

Não se esqueça das crianças

Crianças de até 4 anos de idade devem ter cadeiras especiais no veículo, com cintos próprios. Dos 4 aos 10 anos, a cadeirinha poderá ser substituída por uma almofada, sendo importante o ajuste correto do cinto de segurança abdominal para manter a segurança da criança.

você sabe a importância do cinto de segurança? - nao se esqueca das criancas

Como o cinto age em caso de colisão?

Quando ocorre colisão ou freadas bruscas, o cinto de segurança impede que o seu corpo seja projetado para fora do carro e também que se choque com o painel, para-brisa, colunas ou outra parte interna do veículo.

Importância além de acidentes

Além de dar firmeza ao motorista, o cinto mantém a postura e reduz o cansaço na direção.

Deixar de usá-lo é uma infração grave

O uso é obrigatório por lei desde 1997 e o valor da multa para quem deixa de utilizá-lo é de R$127,69, além da perda de 5 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Gostou das nossas informações? Agora não tem mais motivos para deixar de usar um item tão importante para proteger a sua vida. Caso tenha mais alguma informação para compartilhar conosco, sinta-se à vontade para comentar!