E como os cães são seres organizados por matilhas, é compreensível que eles não consigam adquirir o costume de ficar sozinhos, mesmo que passem por essa situação todos os dias ou até mesmo quando os donos viajam. A solidão, a ansiedade, o medo e o tédio são alguns dos problemas causados por essa separação.

A boa notícia é que existem algumas dicas certeiras para ajudar a diminuir a solidão do seu amiguinho e deixá-lo mais tranquilo quando ele estiver sozinho em casa. Confira agora em nosso artigo!

Evite dizer tchau e aceitar “festa” quando chegar em casa

Esse é um erro muito cometido pelas pessoas: despedir-se dos cães quando saímos de casa e fazer aquela “festa” quando retornamos. O problema é que esse comportamento pode gerar mais ansiedade ainda aos cães, por isso a dica é tratar a separação e o reencontro como uma situação comum e natural.

Seu cão precisa se acostumar a ficar sozinho

Mesmo que não seja da natureza dos cães gostarem de ficar sozinhos, é possível treiná-los para se acostumarem aos poucos com a sua ausência. Um excelente treinamento é sair de casa durante alguns minutos e observar o comportamento do seu cão enquanto você estiver longe. Se ele latir ou ficar muito inquieto, volte até ele se acalmar. Aumente gradativamente o tempo. Com isso, o seu pet vai se tornar menos ansioso e muito mais calmo.

Deixe alguns brinquedos para ele se distrair

Você sai para o trabalho e quando volta encontra xixi no tapete, lixo revirado e móveis roídos. Essas são algumas atitudes que mostram o quanto os cães estão chateados e ansiosos. Ossos recreativos, bolinhas e até mesmo petiscos podem ser deixados pela casa para que ele possa brincar e se distrair enquanto você não volta!

você sabe como deixar o seu cachorro sozinho (e feliz) em casa? - deixe alguns brinquedos para ele se distrair

Passeie com o seu cão antes de sair

Mais uma dica simples e com ótimos resultados. Antes de sair de casa, faça uma longa caminhada com o seu cachorro, por um tempo maior e num ritmo mais acelerado que o normal, para que ele possa gastar suas energias. O seu pet vai voltar tão cansado e relaxado que vai tirar um cochilo por horas.

Deixe roupas com o seu cheiro

O seu cheiro tem o forte poder de fazer com que o seu cão não se sinta sozinho. Quando você deixa uma camisa ou qualquer outro objeto que tenha o seu cheiro, o animal conseguirá sentir a sua presença e ficar mais tranquilo. Mas atenção: nada de deixar roupas novas, já que você pode correr o grande risco de chegar e ver as peças rasgadas.

Pense em uma companhia para o seu pet

Por mais que outros animais não consigam te substituir, a presença de um companheiro para o seu amigo pode ajudar a amenizar a sua ausência.

Além disso, as brincadeiras ou simplesmente a companhia em dupla já são o bastante para distrair o seu amiguinho.

Vale lembrar que se nada disso adiantar, procure um adestrador para receber mais orientações de como deixar o seu cão sozinho em casa com segurança e tranquilidade.

você sabe como deixar o seu cachorro sozinho (e feliz) em casa? - pense em uma companhia para o seu pet

E você? Tem alguma dica para nos oferecer? Deixe os seus comentários para a gente!